Os brasileiros que desejam aproveitar o próximo feriado da Semana Santa para viajar devem ter muito cuidado. Os números de ocorrências no trânsito registrados nessa época do ano pela Seguradora Líder-DPVAT são alarmantes. Só em 2014, no período da Semana Santa (quinta, sexta, sábado e domingo), foram contabilizadas 6.189 ocorrências de acidentes de trânsito, número 9% superior do que o registrado em 2013. Desse total, 75% dos casos correspondem à invalidez permanente, o que significa que pelo menos 4.687 pessoas ficaram com algum tipo de sequela.  Esse número ainda pode ser maior, já que as vítimas têm até três anos para entrar com pedido de indenização.

De acordo com  a Seguradora Líder-DPVAT, as principais vítimas continuam sendo os motociclistas. Das 486 mortes no feriado de Páscoa em 2014, 247 (51%) correspondem a acidentes envolvendo motos. “Se olharmos para os últimos cinco anos, os acidentes com motos cresceram 202,6% no feriado da Páscoa, sendo que os casos de invalidez permanente, para esta categoria de veículos, no mesmo período analisado, cresceram 282,4%”, afirma Ricardo Xavier, Diretor-Presidente da Seguradora Líder-DPVAT.

O levantamento feito pela Seguradora Líder-DPVAT aponta que a maior parte dos acidentes com morte acontece na sexta e no domingo – dias em que as pessoas estão indo e retornando da viagem. Em 2014, foram 91 acidentes com mortes na quinta-feira, 138 na sexta-feira, 122 no sábado e 135 no domingo.

“Esse números mostram o quanto é importante ter cuidado na estrada. Antes de viajar, é necessário checar o carro, os equipamentos de segurança, respeitar as leis de trânsito e não ingerir bebida alcóolica”, alerta Xavier.

Perfil das vítimas

Os homens continuam sendo a maioria das vítimas de trânsito. O levantamento da Seguradora Líder-DPVAT aponta que eles foram 78%  dos acidentados no último feriado de Páscoa, enquanto as mulheres, 22%. Na análise dos acidentes com mortes, os homens representam 83% das vítimas e as mulheres, 17%.  Os jovens de ambos os sexos de 18 a 34 anos são a maior parcela de acidentados (54%). Nos casos com morte, esse segmento etário corresponde a 47% dos casos.

Serviço

Solicitar o Seguro DPVAT é fácil, gratuito e não precisa de intermediários ou advogados. A própria vítima ou beneficiário pode fazer o pedido seguindo apenas três passos:

1 – Escolher um ponto oficial de atendimento. A listagem completa por cidade pode ser acessada pelo site www.dpvatsegurodotransito.com.br ou pelo telefone 0800 022 1204.

Lembre-se: as agências próprias dos Correios também recebem gratuitamente pedidos de indenização do Seguro DPVAT.

2 – Reunir a documentação necessária de acordo com a cobertura – morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas e hospitalares .

3 – Preencher o pedido de indenização em um ponto oficial de atendimento e entregar a documentação.


Site DPVAT: 
 www.dpvatsegurodotransito.com.br

SAC DPVAT – 0800 022 12 04 – Todos os dias da semana, 24h por dia

Fonte: Seguradora Líder DPVAT