O número de acidentes com vítimas fatais continua reduzindo nas rodovias federais em Sergipe. Do Carnaval até o início de março de 2015, apenas uma morte foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal. A informação foi passada na manhã desta terça-feira, 3, pela superintendente da PRF/SE, Denise Lima, quando da abertura da 2ª Oficina para a Capacitação do Processo de Integração de Dados do Projeto Vida no Trânsito, em Aracaju.

“Em Sergipe nós estamos diminuindo os números de acidentes com vítimas fatais e lesões graves. O objetivo da polícia é praticamente zerar os índices por isso temos as motos circulando nas regiões metropolitanas, porque elas inibem ações que provoquem acidentes. Os nossos índices estão melhorando”, ressalta Denise Lima.
Representantes de vários órgãos participam do workshop na PRF/SE
De acordo com ela, a Polícia Rodoviária Federal faz um trabalho de conscientização há anos. “Mas é uma via de mão dupla. Não adianta falar se a sociedade não se atentar. Vejo muitos motoristas trafegando sem saber o que estão fazendo no trânsito. A educação de trânsito tem que começar nos cursos de formação a responsabilidade do trânsito é na formação do condutor. Às vezes a gente pega condutor que não sabe nem o que significam as placas”, enfatiza acrescentando a importância da integração entre todos os órgãos para reduzir ainda mais o número de acidentes nas rodovias.

“O que mata mais mata no trânsito hoje é a inexperiência e as ultrapassagens indevidas”, complementa Denise Lima.

Dados

Números da PRF dão conta de que em 2014, houve queda nos números de mortes e de acidentes nas rodovias brasileiras quando comparados aos de 2013. Foram 8.227 óbitos no ano passado contra 8.425 no ano anterior, o que corresponde a uma redução de 2,3%.

Em 2014 foram 168.593 acidentes e em 2013, 186.698, numa redução de 9,6%. A frota de veículos cresceu de 81,6 milhões em 2013 para 86,7 milhões ano passado.

O evento prossegue até esta quarta-feira, 4, no auditório da PRF/SE com a finalidade de traçar um perfil que possa identificar as principais causas, consequentemente, desenvolvendo mecanismos para reduzir os índices de acidentados.

Participam do workshop, representantes do Ministério da Saúde, do Comitê do Projeto Vida no Trânsito e da Subcomissão de Coleta e Análise de Dados, além da Superintendência Municipal de Transporte e Trânisto (SMTT), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar de Sergipe (Ciosp).

Fonte: Infonet