Com o slogan É Mais Seguro, É Mais Legal, a campanha Carnaval do Bem, do Governo do Tocantins, instruiu jovens de mais três escolas da Rede Estadual de Ensino nesta quarta-feira, 4, em Tocantínia e Miracema. Dezenas de professores e centenas de estudantes participaram de brincadeiras, apresentações artísticas e de debates sobre temas como drogas e o uso de preservativos. A Campanha teve início na última segunda-feira, 2, em Palmas, e segue até a próxima semana.

Em Miracema, no Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, o estudante do sétimo ano do ensino fundamental, Richard de Araújo, participou das atividades do Carnaval do Bem acompanhado por sua mãe, a dona de casa Girleane Pereira. Ela aprovou a campanha e disse que as drogas e a violência são problemas reais e presentes no dia-a-dia dos jovens. “Precisamos estar mais perto dos nossos filhos. E, ter esse apoio (da campanha) para nos ajudar a educar e informar eles é muito importante”, afirmou.

O Carnaval do Bem pretende combater, de forma educativa, acidentes causados por ingestão de bebidas alcoólicas; o consumo de drogas; doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência devido a não utilização de preservativos; além da violência no período carnavalesco. O diretor de Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Rivaldo Silva, falou sobre a importância dos jovens ficarem longe do mundo das drogas e elogiou o trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. “Eu já fiz parte do Proerd e aprendi muito. Temos que valorizar a prática esportiva, o convívio com nossa família e ter compromisso com a sociedade”, ressaltou.

A campanha irá percorrer escolas das 13 Regionais de Ensino. Estão sendo distribuídas camisetas, preservativos, panfletos educativos, adesivos e pulseiras para identificação dos adeptos da campanha. O superintendente de Tecnologia e Informação da Secretaria da Educação, Maurício Reis, disse que a proposta do Carnaval do Bem é a formação de uma sociedade consciente e sadia. “Hoje, temos matriculados mais de 160 mil alunos apenas na rede estadual de ensino. Isso mostra a dimensão do nosso compromisso e responsabilidade em envolver a escola e a comunidade nesta campanha de carnaval”, concluiu.

No município de Tocantínia, a comunidade indígena também foi contemplada. Segundo informações da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o problema dos entorpecentes está atingindo um número cada vez mais preocupante de indígenas. Na Aldeia Funil, de acordo com Rivaldo Silva, a participação na Campanha foi animadora durante a abertura do ano letivo.

Campanha

O Carnaval do Bem é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde; Secretara da Comunicação Social; Polícia Militar/Proerd; Agência de Defesa e Proteção Social; e DETRAN. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo Federal.

Fonte: Surgiu