Um índice divulgado nesta semana revelou em quais metrópoles do planeta o trânsito traz as maiores dores de cabeça aos motoristas. Compilada pelos britânicos da Castrol, empresa produtora de lubrificantes automotivos, e pela TomTom, fabricante de sistemas de navegação, a pesquisa investigou a situação nas principais cidades de 78 países e elegeu aquelas que oferecem as piores condições.

Para desenvolver o Castrol Magnatec Stop-Start Index foram usados dados coletados anonimamente pelos aparelhos de GPS da TomTom. Assim, explica a Castrol, foi possível determinar a quantidade de paradas e partidas que um veículo realiza por quilômetro rodado e obter a média anual para cada uma das cidades avaliadas

No Brasil, o estudo avaliou seis locais, mas apenas um deles consta entre os quinze piores: São Paulo, que está na última colocação do ranking. Os outros lugares investigados foram Salvador (Bahia), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná) e Belo Horizonte (Minas Gerais).

1º – Jacarta (Indonésia)
2º – Istambul (Turquia)
3º – Cidade do México (México)
4º – Surabaia (Indonésia)
5º – São Petersburgo (Rússia)
6º – Moscou (Rússia)
7º – Roma (Itália)
8º – Bangkok (Tailândia)
9º – Guadalajara (México)
10º- Buenos Aires (Argentina)
11º – Milão (Itália)
12º – Manchester (Inglaterra)
13º – Amsterdã (Holanda)
14º – Xangai (China)
15º – São Paulo (Brasil)

Fonte: Exame