De acordo com informações da Seguradora Líder DPVAT, o pedestre é o segundo tipo de vítima que mais recebeu indenizações do Seguro DPVAT nas três coberturas no primeiro semestre de 2014. Considerando as indenizações pagas por morte, Bahia, Sergipe e Tocantins estão na lista dos estados que obtiveram redução no número de pagamentos, no primeiro semestre de 2014, em relação ao ano anterior.

No primeiro semestre de 2013, foram pagas 402 indenizações por morte na Bahia, em Sergipe foram 98 e no Tocantins 63. No mesmo período desse ano, o número registrado de benefícios caiu para 336 na Bahia, 67 em Sergipe e 46 no Tocantins.

“Embora tenhamos alcançado uma diminuição entre as vítimas fatais, os números gerais ainda são assustadores. Além disso, temos como grandes inimigos a desatenção e a negligência como os fatores que mais vitimam pedestres e condutores”, destaca o presidente do SindSeg BA/SE/TO, João Giuseppe Esmeraldo.

Com o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, a Semana Nacional do Trânsito de 2014 (18 a 25 de setembro) traz como foco o pedestre, sugerindo a necessidade de um amplo debate sobre a legislação, questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, diante da vulnerabilidade deste público no trânsito.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, o SindSeg BA/SE/TO divulgará nos canais de mídia da entidade dicas e informações, a fim de desenvolver a consciência, bem como novas posturas no trânsito.

Fonte: Camila Barreto – Assessoria SindSeg BA/SE/TO