Dados divulgados pela Seguradora Líder DPVAT classifica o Nordeste como a região com o maior número de vítimas em acidentes de trânsito do país, no primeiro semestre deste ano. Segundo a administradora do seguro no país, as indenizações por Morte, Invalidez Permanente e Reembolso de Despesas Médicas e Hospitalares somaram 113.996 pagamentos ou 34% do total na região. Em segunda posição, o Sudeste registrou 89.466 benefícios. Um fato curioso é que o Nordeste é a terceira frota do país, com apenas 16% dos veículos, atrás das regiões Sudeste, com 50% e Sul com 20% da frota nacional.

Na análise das indenizações por tipo de veículo, outro agravante: a região assume a primeira posição também em vítimas fatais por motocicleta, sendo responsável por 59% das ocorrências. Vale destacar que o Nordeste representa 27% da frota de motocicletas do país.

O boletim aponta ainda que entre os estados do Nordeste, a Bahia concentra a maior parte das indenizações, com 1.593 benefícios pagos, o que corresponde a 21,8% da região. Vale destacar que a Bahia é o estado nordestino com a maior frota de veículos, conforme dados da Denatran de maio de 2014, com mais de 3 milhões de veículos.

Nos primeiros seis meses de 2013, o Nordeste concentrava a maior incidência apenas em indenizações pagas por invalidez permanente (33%) e ocupava a segunda posição em acidentes com vítimas fatais (29%), enquanto a região Sudeste apresentava o maior índice nesta categoria, com uma fatia de 36% das indenizações.

Ainda de acordo com a Seguradora Líder, no panorama geral, as indenizações saltaram 14%, com o pagamento de mais de 340 mil benefícios em todo o país, perante o total realizado no primeiro semestre do ano passado. O número de mortes continuou em queda, desta vez, de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em contraste com esta redução, as indenizações por invalidez permanente saltaram 21% e chegaram a 259.845 pagamentos no Brasil.

Fonte: Camila Barreto – Assessoria SindSeg BA/SE/TO com informações da Seguradora Líder DPVAT