O lançamento da campanha para melhorar o entendimento do seguro Garantia Estendida, nesta terça-feira (5), em Belo Horizonte, além de um hotsite dedicado ao seguro, reuniu algumas das principais lideranças do mercado segurador, representantes das redes varejistas, seu principal canal de venda, do Ministério Público de Minas Gerais, da Susep, entre outras entidades, na sede do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal. “Hoje é um dia muito feliz para todos nós, da CNseg, porque estamos cumprindo um dos nossos objetivos recorrentes, que é o de melhorar a comunicação de seguros e, em consequência, ampliar a compreensão dos consumidores. Mas falar de seguros não é fácil, por ser uma matéria relativamente complexa para a maioria das pessoas. Aliás, melhorar o entendimento do público é um desafio permanente tanto do mercado brasileiro quanto da indústria mundial”, destacou o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, durante a solenidade, referindo-se às novas ações institucionais englobando o Garantia Estendida.

Rossi lembrou que o mercado segurador tem sido bem-sucedido na tarefa de melhorar o entendimento do seguro, exemplificando com o caso do DPVAT, cuja campanha de divulgação, iniciada há quatro anos, foi importante para minar a indústria de intermediários e garantir o recebimento pleno das indenizações. “Agora, é uma nova etapa e, após a interação com o MP, estamos certos de que vamos criar algo importante para a população”, afirmou.

Para demonstrar a importância do seguro, o presidente da FenSeg, Paulo Marraccini, assinalou que o número de indenizações pagas no Garantia Estendida já supera o da Automóvel, a mais conhecida e importante carteira entre os Seguros Gerais. “No ano passado, pagamos algo entre 1,6 e 1,7 milhão de indenizações na carteira de Automóvel, que representa a metade da arrecadação das modalidades de seguros de propriedade. Ao passo que no Garantia Estendida, as indenizações por problemas apresentados por eletrodomésticos ou eletroeletrônicos superaram a casa de 2 milhões. É uma demonstração de que o produto atende às expectativas e tem importância para a população”, acrescentou.

A campanha publicitária, inicialmente restrita ao Estado de Minas Gerais, tem como meta explicar as principais características e finalidades do Garantia Estendida, tornando a compra consciente entre os clientes das classes C, D e E, o público-alvo da ação. Futuramente, a campanha deverá ser replicada em outras capitais, envolvendo ações em rádio, televisão, busdoor e mídia impressa.

Outra liderança presente ao evento, a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, lembrou que “a campanha do Garantia Estendida deveria ser lançada no fim do ano passado, mas alguns ajustes adiaram o lançamento para agora”. A ideia é tornar o produto mais conhecido e com boa percepção da população, já que agrega valor, mas estava carente de informações.

Para ela, é importante que o consumidor conheça o que é o Garantia Estendida, para que serve e por que deve ser comprado. “Vamos buscar levar a intimidade de nossa linguagem para o consumidor, mostrando os pontos principais do produto, em linha com o que a nova regulamentação destaca como ações importantes”.

Na solenidade desta terça-feira, aberta pelo presidente do Sindseg de MG, GO MT e DF, Augusto Matos, o executivo parabenizou a CNseg e a FenSeg pela iniciativa brilhante de realizar a campanha para ampliar o entendimento do seguro Garantia Estendida. Também aproveitou para agradecer ao promotor Amauri Artimos, do Ministério Público de Minas Gerais, que foi responsável por provocar o mercado em prol de aperfeiçoamentos nesta modalidade.

Em resposta, além da campanha lançada nesta semana, a Resolução 297 do CNSP, que vigora desde junho, cria regras mais adequadas para o funcionamento do seguro. Entre outros pontos, transforma as redes varejistas em representantes das seguradoras, proíbe vendas ou descontos de bens condicionados à contratação do seguro, exigindo ainda que o consumidor receba bilhete ou apólices individuais do Garantia Estendida.

Para Regina Simões, coordenadora da Susep presente à solenidade de lançamento da campanha, o novo normativo do Garantia Estendida vai contribuir para o aperfeiçoamento deste seguro, já que houve uma participação ativa de diversas entidades, inclusive de órgãos de defesa do consumidor, nos debates e discussões das novas regras para o funcionamento da apólice.

Lembrando que a participação das redes varejistas na venda de seguros massificados é uma prática recomendada e encorajada mundialmente, por conseguir ampliar a gama de pessoas protegidas, ela destacou também a necessidade de haver “equilíbrio das relações entre a indústria de seguros, o canal de distribuição varejista, e, principalmente, o consumidor”. Nesse sentido, acredita que conjunto de normas, além de dar maior transparência e oferecer produtos adequados ao consumidor, apresenta informações corretas, claras, precisas e ostensivas. Por fim, ela disse esperar “que os objetivos da campanha da CNseg sejam alcançados, auxiliando na educação financeira da população”.

Na avaliação do promotor Amauri Artimos, outra autoridade que participou da solenidade de lançamento da campanha, “embora possa não parecer, o trabalho que o Ministério Público (e Procon) faz, no sentido de cobrar informações que devem estar disponíveis na hora da compra, visa a contribuir para o aperfeiçoamento do próprio mercado de seguros, partindo do pressuposto de que o consumidor é a parte vulnerável nas relações de consumo e precisa ser mais bem informado”.

Na questão da informação, ainda que se trate de um papel institucional dos Procons, ações proativas de instituições privadas, como esta realizada pela CNseg, merecem ser elogiadas, acrescentou ele. “A coletividade será beneficiada e gostaria de parabenizar a CNseg pela iniciativa e dizer, com toda a satisfação, que a Confederação pode contar com o MP e Procon de Minas nessa caminhada de melhor informar o consumidor”, declarou ele.

Números. Há um estoque de 98 milhões de certificados ativos do Garantia Estendida no Brasil, negociados por cerca de 13 mil pontos de venda. Entre os produtos protegidos pelo seguro estão celulares, móveis, produtos de linha branca, linha marrom, informática, eletroportáteis, micro-ondas No ano passado, foram emitidos 44 milhões de certificados do Garantia Estendida, e a previsão é de que este número suba para 46 milhões este ano. Em termos de prêmios, o Garantia Estendida acumulou R$ 1,3 bilhão até maio deste ano, 13% a mais do que o R$ 1,2 bilhão registrado em 2013. O Sudeste (57%) é líder dos negócios, seguido pelo Norte (22%), Sul (10%), Nordeste (6%) e Centro Oeste (5%).

O seguro Garantia Estendida é uma opção para proteger produtos contra defeitos funcionais, passando a valer apenas depois do fim das garantias legal e contratual. Cobre os custos de reparo(mão de obra e peças) em caso de defeito.

Fonte: CNseg