Começa hoje, 5 de maio, a Semana Nacional de Educação Financeira 2014, coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira, formado por diversos órgãos e entidades representativas da sociedade civil, inclusive a CNseg.

Com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, estimulando a mobilização nacional pelo tema, a iniciativa, aberta a todos que queiram colaborar, conta com a participação de uma série de empresas e entidades do mercado segurador, que realizam, ao longo da semana, diferentes ações relacionadas ao tema.

A CNseg, em parceria com a Escola Nacional de Seguros e a Seguradora Líder DPVAT, realizará um Ciclo de Palestras de Educação Financeira visando oferecer informações relevantes para o cotidiano dos funcionários das três instituições, abordando temas referentes a Previdência, Capitalização, Seguro Saúde, entre outros.

4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros é outra iniciativa da CNseg relacionada à semana. O evento, direcionado a consultores internacionais, representantes de entidades de proteção e defesa do consumidor, representantes da SUSEP e ANS, acadêmicos e representantes de empresas do setor de seguros e sociedade em geral, será realizado em São Paulo, nos dias 6 e 7 de maio, quando serão debatidas as experiências internacionais em educação financeira com foco em seguro; estudados casos de solução de controvérsias de consumo por parte de ouvidorias; analisados produtos de seguro voltados para população de baixa renda, entre outros assuntos.

A terceira iniciativa da CNseg, em parceria com a Susep, órgão regulador do setor, é a ação Torcedor Seguro, que reúde uma série de esquetes teatrais, apresentados no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, exibindo diversas situações enfrentadas por uma família antes de chegar ao estádio para assistir a uma partida da seleção brasileira de futebol.

Já a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) participa com duas ações: a 2ª Oficina de Projetos de Educação Previdenciária, realizada em Brasília, onde serão discutidos em grupo os projetos apresentados, estabelecendo relações entre a teoria e a prática e estudando os principais instrumentos e práticas que conduzem ao êxito na implementação da educação financeira.

A outra iniciativa da Previc é o IX Seminário de Educação Previdenciária, também em Brasília, onde diversas palestras têm o papel de difundir conhecimentos e experiências na administração de programas de educação financeira e previdenciária e disseminar as melhores práticas identificadas nos projetos em andamento.

Os colaboradores da Brasilcap Capitalização serão alertados sobre a importância de se planejar para o futuro por meio da palestra “Dicas de Previdência: Investindo no seu futuro”, realizada no Rio de Janeiro, abordando temas como Previdência Oficial x Previdência Privada; Diferenças entre planos de previdência – PGBL e VGBL; Vantagens tributárias; Opções de investimento – Renda Fixa e Renda variável.

O Programa Brasilcap Solidário – Fique Ligado! É outra iniciativa da Brasilcap, realizada na intranet da empresa, com matéria diárias sobre conscientização e dicas voltadas para a educação financeira, além de curso em formato e-learning apresentando os conceitos da capitalização, órgãos reguladores, regras e modalidades da capitalização, formas de pagamento, resgate e sorteio, bem como termos técnicos e a diferença entre capitalização e poupança.

Outra ações via internet da Brasilcap é uma exposição, em formato de palestra, via Google+ e Hangout, demonstrando o potencial da capitalização como instrumento de educação financeira.

Por fim, a Mongeral Aegon realiza uma ação online respondendo às principais dúvidas sobre temas relevantes para planejamento financeiro, ajudando as pessoas a assumir a responsabilidade por seu futuro financeiro.

A agenda oficial da Semana Nacional de Educação Financeira já conta com dezenas de iniciativas, de entidades das mais diferentes áreas, que continuam a cadastrar novas ações. Para obter mais informações sobre os eventos acima descritos e outros, acesso o site oficial www.semanaenef.gov.br.

No dia 5, das 11 horas, será realizada, no Hotel Windsor, Rio de Janeiro, a abertura do evento, contando, entre outras autoridades, com a diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, seguida da apresentação da plataforma de disseminação do material do Programa De Educação Financeira nas Escolas e do Painel: “Educação e Desenvolvimento. O papel da educação financeira no desenvolvimento, na formação de capital humano e no crescimento de longo prazo”.

Fonte: CNseg