João Giuseppe - presidente

Foto: João Giuseppe – presidente (Acervo SindSeg)

O presidente do Sindicato das Seguradoras da Bahia, Sergipe e Tocantins, João Giuseppe Esmeraldo, está convencido de que o Nordeste continuará a dar uma crescente contribuição para a expansão do mercado segurador, apesar do viés de baixa da economia brasileira.

No seu entendimento, como a região é uma das mais beneficiadas pela inclusão de novos consumidores ao mercado, o Nordeste tem mais condições de atrair também mais segurados nos próximos anos. “O processo de ascensão social é mais dinâmico em nossa região, propiciando acesso a novos nichos de mercado para as seguradoras”, assinala ele.

Ele reconhece, contudo, que as ações no campo da educação financeira serão importantes não só na região, como em todo o País, para o mercado segurador confirmar os prognósticos mais positivos, avançando de perto de 6% do PIB para algo entre 8% e 9% de participação nos próximos anos.

A exemplo dos mercados mais maduros, ele está certo de que a linha de produtos de pessoas deve liderar o crescimento futuro, já que os ramos de automóveis e saúde tendem a crescer mais lentamente, ao passo que os seguros de vida e previdência devem avançar à proporção em que a renda dos trabalhadores aumente, fazendo-os pensar em coberturas para assegurar o padrão de vida seu e de seus familiares.

Regionalmente, ele explica que o baixo crescimento econômico do País não afetará a trajetória de alta do mercado segurador, já que o emprego ainda é o principal suporte dos negócios. Tanto que, nas praças de representação do Sindicato das Seguradoras (leia-se Bahia, Sergipe, Tocantins), sua previsão é de que a participação conjunta dos três estados suba de 18% para 21% no Nordeste este ano.

Fonte: Jornal do Commercio-RJ