Diante das fortes nevascas nos Estados Unidos neste início de ano, o Ministério das Relações Exteriores está reforçando a orientação aos brasileiros para que façam seguro de viagem antes de deixar o Brasil rumo ao país. O seguro de saúde é uma garantia de atendimento médico e hospitalar em caso de acidente ou doenças causadas pelo frio intenso, e serve como amparo para os turistas. Até porque os consulados do Brasil no exterior não se responsabilizam por eventuais custos com a saúde dos cidadãos brasileiros.

Os seguros devem ser comprados antes do embarque para destinos internacionais e são oferecidos por seguradoras, bancos, operadoras de cartão de crédito e agências de viagem. Eles devem conter a abrangência em relação a doenças, medicamentos e morte e os valores de indenizações. Em caso de emergência ou qualquer necessidade de apoio no exterior, o Itamaraty orienta que brasileiros entrem em contato com os consulados do Brasil mais próximo, cuja lista pode ser consultada em sua página na internet.

Até o momento, o Itamaraty não registrou nenhum acidente com vítima relacionado a brasileiros nos Estados Unidos. Mas a temperatura no país é motivo de preocupação e inspira cuidados. A chegada de uma onda de frio ártico aos Estados Unidos está causando neve intensa no Norte e em áreas centrais do país. De acordo com o último comunicado do Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano, até hoje as temperaturas ficarão abaixo da média para o período e poderão atingir 51 graus Celsius negativos – temperatura mais baixa dos últimos 20 anos.

Somente ontem, 1.954 voos foram cancelados e 712 sofreram atrasos – somados os voos internacionais e nacionais. Um grupo de brasileiros estava preso, até ontem no início da noite, no aeroporto de Detroit, em razão do cancelamento do voo, inicialmente marcado para segunda-feira. Estima-se que mais de 140 milhões de pessoas sejam afetadas pelo frio. As cidades mas afetadas pelo mau tempo são Buffallo, no estado de Nova York, com 54% dos voos cancelados; Cleveland e Toledo, em Ohio, com 50%; Kalamazoo, no Michigan, com 50%; Indianápolis, em Indiana, com 34%; e Chicago, em Illinois, com cerca de 30%. Todas essas cidades ficam na região dos Grandes Lagos.

Fonte: Estado de Minas