Durante o período forma realizada 226 ações, ultrapassando a meta anual de 216

A Diretoria de Fiscalização da Susep (Superintendência de Seguros Privados) fechou relatório de operações realizadas em 2013. Durante o período forma realizada 226 ações, ultrapassando a meta anual de 216. Ao todo, foram fiscalizadas 122 seguradoras, 29 empresas de capitalização, 15 em companhias de previdência complementar aberta, 13 resseguradoras, 12 sociedades corretoras, 24 em sociedades em regime especial, nove em estipulantes e duas no mercado marginal.

Os dados revelam um crescimento nas ações de fiscalização desde meados de 2011. Naquele ano, foram realizadas 192 ações; em 2012, 216. Por determinação do superintendente Luciano Portal Santanna, a Susep passou a publicar em seu site (www.susep. gov.br) o plano de fiscalização da autarquia, com o cronograma das empresas que serão fiscalizadas durante o período. O objetivo da medida foi moralizar e tornar mais transparente o processo e evitar qualquer tipo de especulação quanto ao ordenamento das operadoras que serão fiscalizadas.

Outra decisão importante foi impedir que uma companhia ficasse mais de dois anos sem contar com fiscalização in loco. Ao assumir a autarquia, Santanna se deparou com empresas que estavam sem fiscalização há mais de dez anos e outras que nunca haviam sido fiscalizadas.

Fonte: Susep