De janeiro a setembro deste ano, a venda de seguro viagem no Brasil movimentou 76 milhões de reais, contra R$ 68 milhões em 2012, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). De olho neste mercado, empresas estrangeiras têm visto o Brasil como a principal aposta para os próximos cinco anos. A Intermundial, especializada em seguros e soluções específicas para o turismo, líder há 20 anos do setor na Europa, chegou recentemente e promete revolucionar oferecendo, ao mesmo tempo, segurança para os passageiros e oportunidades de ganho para empresas ligadas ao turismo brasileiro.

“O mercado está aquecido e a economia do país favorável, com brasileiros viajando cada vez mais e, principalmente, mais preocupados com a segurança”, afirma Maurinei Santos, Diretor Geral da Intermundial Brasil. O crescimento se confirma com dados da Fundação Getúlio Vargas, que estima que em 2014 o setor do turismo deve gerar quase R$ 6 bilhões em função da Copa do Mundo. Paralelamente, o mercado de seguros deve crescer 17%, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras.

A Intermundial foi a responsável por criar e comercializar o Seguro de Cancelamento de Viagens, produto ainda inédito no Brasil que dá o direito ao passageiro de cancelar a viagem poucas horas antes do embarque. “O modelo existente no país dava direito, até então, de desistências apenas em casos de morte. E nós oferecemos 24 situações que possibilitam o cancelamento como um novo emprego ou desemprego, divórcio, gravidez e aprovação em concurso público”, explica. Os casos foram levantados por pesquisadores, através de agências e empresas ligadas ao turismo.

Outra novidade no mercado, também trazida pela Intermundial, é a Assistência Aberta, que dá direito ao segurado de receber atendimento em qualquer lugar do mundo, independente de rede credenciada a marca. “A empresa chega ao Brasil para mudar radicalmente o comportamento dos turistas com relação ao planejamento de suas viagens, como já acontece na Europa e nos Estados Unidos”, revela. Os produtos são voltados especificamente para agências de viagens e interessados em comercializar seguros.

“Este é um dos setores mais rentáveis da atualidade, principalmente dentro da área do turismo. As oportunidades de ganho chegam a 50% sob o valor do serviço.”, explica Santos. No último ano a empresa faturou mais de 80 milhões de reais e pretende, nos próximos cinco anos, gerar uma receita da ordem de R$ 221 milhões.

A Intermundial opera no Brasil em parceria com o Grupo QBE, gigante australiano especialista em seguro de produtos, presente em mais de 100 países. “Ter um gigante como a QBE por traz nos dá toda a confiança no sucesso do negócio no Brasil”, finaliza Maurinei Santos.

Fonte: Segs